Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

CAMPEONATO NACIONAL 2017 / 2018 - OITAVA JORNADA

OS GRANDES

 

spopor.JPG

 

Sporting e Porto empataram em Alvalade. A uma primeira parte de qualidade dos nortenhos, corresponderam os lisboetas com uma exibição empenhada no período complementar. A haver um vencedor, diria que o Porto esteve mais perto do objectivo: possui melhor onze, pratica um futebol mais agressivo. 

O jogo ficou muito aberto na segunda parte, talvez porque se manifestasse algum cansaço nos atletas; porventura porque o coração suplantasse o discernimento.

Destacar individualidades é difícil numa partida onde se lutou -- sobretudo no meio-campo -- muito mais do que jogou. Ainda assim, avancemos.

O ataque do Porto fica a dever a si próprio o nulo registado: Brahimi perdeu-se no ballet; Aboubakar falhou várias oportunidades; Marega tem dificuldades com a bola nos pés. A defesa esteve muito bem.

No Sporting, Mathieu mostrou para que serve a experiência; Jonhatan foi o melhor extremo; Gelson fintou-se a si próprio; Bas Dost, bem marcado e sem ter quem o sirva, foi inoperante. De Patrício, falarei a seguir.

 

marben1lusa.jpg

 

(Para se entender a crónica sobre o Benfica, recomendo que se tenham presentes as afirmações do seu presidente na pretérita sexta-feira)

Os encarnados surpreenderam tudo e todos com o extraordinário resultado alcançado na Madeira ante o Marítimo: 1-1. Recorde-se, para os desmemoriados, que no ano passado lá havia perdido por 1-2... curiosamente, com Ederson, Semedo e Lindelof... logo não houve desinvestimento na equipa;

Eu, alminha ignorante, fico agora a saber que é com estes que vamos chegar ao penta. Corrigiria mesmo tudo o que para trás andei a dizer neste blog, e lançaria desde já o repto para chegarmos ao hexa: -- Venda, sr. presidente, venda o Grimaldo, o Zivkovic e o Jonas. Com menos estes três, é limpinho: se a tendência se confirmar, ganharemos na Madeira para o ano. E, já a pensar no hebdomático ou hepta, como de justiça se chamará, peço-lhe que mantenha os olhos em Krovinovic, Rafa e Svilar. É que podem "explodir" a qualquer momento... E até os pode vender em pacote... package deal, como se diz na terminologia do marketing. Soa a coisa fina, se é que me entende.

Avancemos, porém. Filip Krovinovic entrou a substituir Pizzi, e logo se percebeu a diferença entre um jogador de futebol e um esforçado. Será que o croata conseguirá sentar no banco o "afilhado" do treinador? Não me arrisco a prognosticar.... até porque não serei mais do que um treinador de bancada. Quem manda na equipa é o Rui Vitória... (Entendeste, escrevinhador de blog?)

Com as prestações interna e externa do Benfica, pus-me a fazer contas. Lá pelo Natal, estaremos a um ponto (não sei se acima se abaixo)  de Porto e Sporting. Na Champions, haveremos derrotado o Manchester United por duas vezes; o CSKA em noite gloriosa debaixo de neve e com 15 graus negativos; e ao Basileia teremos espetado com seis... cá por coisas. Pelo Ano Novo, aqui estarão estrelas cintilantes do futebol europeu até lá sentadas a aquecer bancos dourados: Garay, Gaitán, Slimani, Benzema, Mbappé, James Rodriguez, Keylor Navas, Dani Alves, Varane e Robben. Têm dúvidas acerca do penta, ou querem que vos faça um desenho?

Quanto ao ignóbil pedido de demissão de Vieira, reafirmo: quem foi a besta que o exigiu? Estivéssemos no século XVIII, e em S. Domingos seria levado " à purificação da carne".

Conclusão: o Benfica fez um grande jogo. Se os jogadores do Marítimo corriam e os da Luz nem os viam, é porque os diabretes devem ter andado a beber poncha a mais. Não acreditam? Então como explicar que o Everton tenha falhado aquela em que o Jardel escorregou, como se o Júlio César lhe parecesse O Inferno de Dante?

 

OS JOGADORES

 

rui.jpg

 

Rui Patrício

O homem da (bizarra) estátua na terra natal não é, nunca foi, jamais será um grande guarda-redes; ser o melhor português não lhe concede tal estatuto. Contudo, está mais seguro, facilita (isto é, reduziu o número de "frangos") menos do que lhe era habitual em anos transactos, embora continue a jogar mal com os pés e seja incapaz de sair do conforto que a baliza lhe oferece para se opor a um qualquer cruzamento. Ontem o Sporting ficou a dever-lhe o empate. Foi, penso que unanimemente, considerado o melhor em campo, algo que, só por si, justificaria a vitória do visitante.

 

OS TREINADORES

 

jesus.jpgsérgio.jpg

 

Jesus e Conceição tiveram um estranho registo, chamando a si louros estratégicos que não se detectaram durante a partida. É que, sobretudo na segunda parte, o jogo esteve em roda livre, incapaz de obedecer a qualquer esquema táctico mais ou menos pré-definido. 

Ambos os treinadores se esqueceram que no campo estavam homens, não máquinas.

 

OS COMENTADORES

 

image.jpg

 

Na SPORTV o Lobo fala que se desunha. Dá-se a passes de magia ainda o jogo não começou, recupera dos disparates logo de seguida em flick-flack à retaguarda (eu não disse?);  refugia-se em construções matemático-tácticas que ninguém descortina, para justificar tanta presunção de sapiência futebolística. 

Como me custa ver futebol sem som, tenho de o aturar. No final, fico sempre com a impressão de que houve dois jogos: o real e o que o Lobo inventou para justificar os dislates sem conta.

Haja esperança: um dia não teremos Jesus a treinar, Pizzi a jogar, Lobo, Fernandes e Rodolfo a comentar!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub