Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

CAMPEONATO NACIONAL 2017 / 2018 - DÉCIMA JORNADA

OS GRANDES

 

benfica.jpg

 

O Benfica voltou a fazer exasperar os seus adeptos, tal a falta de qualidade do seu futebol. Os encarnados permitiram ao Feirense exercer um certo domínio do jogo, manter a ilusão do empate e efectuar alguns pontapés de fora da área, aos quais Svilar se opôs com a segurança que não mostrou quando, num passe de Almeida, foi tão lento que só por falta de agressividade do oponente não voltou a sofrer um golo de forma infantil que, muito provavelmente, lhe arruínaria a carreira.

No final salvou-se o resultado que Jonas construíu (quem havia de ser...)

 

sporting.jpg

 

O Sporting teve a estrelinha da sorte, marcando quando o adversário acabava de perder a mais flagrante oportunidade de golo. O Rio Ave merecia muito mais do que a vitória moral. Fiquei com algumas dúvidas acerca da legalidade do tento apontado por Bas Dost, mas aceito melhor opinião desde que bem alicerçada. O melhor em campo foi de novo Patrício, a quem o Sporting começa a dever uns quantos pontos neste campeonato.

 

porto2.jpg

 

O Porto fez de água mole em pedra dura, que tanto bate até que fura. O Boavista esteve longe do jogo que efectuou com o Benfica, contudo, a verdade é que existe actualmente uma grande diferença entre dragões e águias. O resultado acabou por ser algo penalizador para os visitados, embora se tenham de aceitar as variantes tácticas introduzidas por Jorge Simão que levaram ao descalabro final.

 

OS ADVERSÁRIOS

Gostei de Feirense e muito especialmente do Rio-Ave; não tanto do Boavista. Os homens de Vila do Conde sabem jogar a bola, têm um modelo de jogo bem estruturado e por todos apercebido ao longo de muitos anos. Fazem sonhar com a possibilidade de, um dia, chegarem a campeões nacionais. Que fantástico seria para o futebol português.

 

OS JOGADORES 

 

krovinovic.jpg

Krovinovic

Quando é chamado ao jogo, o croata mexe com a equipa. A razão é simples: tem a classe que escasseia à maioria dos colegas. Falta-lhe o estatuto que, aparentemente, o treinador não está disposto a conceder-lhe.

 

 

 

salvio9.jpg

Salvio/Pizzi

São duas das "vacas sagradas" de Vitória. Nas últimas partidas revezaram-se: ora agora jogas tu; ora agora jogo eu. Em que ficamos: há ou não coragem de os colocar de fora?

Nota: Parece que Salvio não gostou de ser substituído. Tem bom remédio, o argentino: comece a jogar a bola.

 

 

pelé.jpg

Pelé

Fez um enorme jogo, como já se lhe não via há muito tempo. Bem-vindo.

 

 

 

 

 

 

 

ruben.jpg

Rubén Ribeiro

A carreira que protagonizou e os episódios que ela encerra dizem muito acerca do seu carácter. É um jogador talentoso que teima em exagerar no vedetismo pessoal. É pena que assim seja.

 

 

img_193x193$2017_10_28_23_05_51_1328713.jpg

David Simão

Idem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Yusupha Njie.jpg

Yusupha Njie

O gambiano foi um quebra-cabeças para a defesa do Porto. Ingénuo, acumulou doses de pancada que o incansável Felipe se encarregou de distribuir. Jovem a acompanhar.

 

 

 

 

 

 

 

OS TREINADORES

 

rui.jpg

 

Rui Vitória

"Queremos vencer em Manchester".

Admito a pertinência de tal pensamento, ainda que -- obviamente -- não haja lugar à afirmação do seu contrário. Contudo, questiono-me, sabendo que Almeida e Luisão não poderão jogar, se o treinador do Benfica está a ser intelectualmente honesto... É que os tem mantido na equipa titular, deixando à imaginação dos seus adeptos quem poderá desempenhar os lugares de defesa direito e central.

Quer "mesmo, mas mesmo mesmo" ganhar?

 

OS DIRIGENTES 

 

borges2.jpgBorges.jpg

 

Luís Filipe Vieira disse há dias qualquer coisa parecida com "o Benfica tem equipa para os próximos dez anos". Não sei em que contexto o fez, nem qual o objectivo que tinha em mente, por isso, não vou aqui aprofundar o tema, se não para recordar Borges Coutinho. Se bem me lembro, por volta do princípio dos anos 70, o presidente encarnado terá dito algo muito semelhante ao proferido agora por Vieira. Naquela ocasião o Benfica mantinha nos seus quadros os magriços Eusébio, Simões e Jaime Graça, aos quais se juntava uma plêiade de excepcionais futebolistas: Humberto Coelho, mais Artur, Rui Rodrigues e Artur Jorge vindos da Académica; Jordão e Nené, de África; Vitor Batista, do Setúbal. O clube da Luz ganhou os campeonatos de 70/71, 71/72 e 72/73. Sabem quanto tempo durou aquele fabuloso naipe de jogadores? Exactamente... três anos.

 

A ARBITRAGEM

 

sportinggolo.jpg

 

VAR

Pensava que o vídeo-árbitro estava lá para decidir racionalmente, como se alma não possuísse. Equivoquei-me: tem um particular carinho para com os grandes, e, nestas primeiras dez jornadas, muito particularmente para com o Sporting.

 

DIVERSOS

 

mudança de hora.jpg

 

Hoje mudamos a hora, passando a um suposto calendário de Inverno, algo que fazemos a título de subserviência às multinacionais. Quem foi que afirmou que preferimos ter luz às seis da manhã em vez de dela disfrutarmos às seis da tarde? Diria mesmo que encaixa na perfeição no nosso (miserável) estilo de sairmos do trabalho a correr para nos enfiarmos em casa. E que tal se voltássemos ao tempo em que chegávamos ao emprego pelo arrebol da manhã, e nos fosse possível, antes de Avé-Marias, dar um passeio com os filhos pelo campo ou à beira-mar?

Quando teremos uma opinião pública, como existe nos países civilizados? Raios partam o nosso conformismo! 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub