Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING - BLOGNOVELA EP. 9

Dom-Quixote-de-La-Mancha.jpg

 

BLOGNOVELA 

DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA

 

 EPISÓDIO 9 -- "CONTRA TUDO E CONTRA TODOS"

 

 -- Já temos lema para a campanha, Tí Arnesto -- lembrava Mali-Maqui, sorriso amplo, ao entrar, na sexta-feira 16, véspera da "mãe de todas as eleições", na sede da J.L. Jovens da Lapa:

Contra Tudo e Contra Todos

-- Não me venhas com falinhas mansas, Mali, bem sabes que não voto no Baldrocas.E também não gosto do brocardo. E que tal se o mudássemos e passasse a "Por tudo o que somos; pelo desporto que todos adoramos". Que achas?

-- Está-me quase a levar às lágrimas, Ti Arnesto. Ao ouvi-lo falar, imaginei-me na capela quintina a ver os anjinhos papudos no tecto.

-- Sistina, Mali. A capela chama-se Sistina!

-- Eu disso só m' alembro do que me contaram. Quando a lagartagem foi lá jogar, a malta, em vez de ir ver essa coisa da padrelhada,entreteve-se a comer umas italianas junto à fonte Trevo ou Trevi, sei lá...

-- Escuta-me: porque raio te colas tanto ao presidente? Lideras uma claque. Quanto mais independente do poder directivo ela se posicionar, maior a dose de autonomia e importância no seio da própria agremiação, e, por consequência, o da tua própria pessoa.

- Troque lá isso por miúdos, Ti Arnesto, que não o entendo -- pedia Mali-Maqui.

-- Que corres riscos de ir atrás de quem não merece tamanha devoção.

-- Entendi. O Fanã já me tinha alertado para isso.

-- Porque é teu amigo. Imagina que, pessoalmente, até nem concordavas com certas coisas. Por exemplo, tu que vives às custas dos teus pais, que gastas o pouco que tens para acompanhar o clube do teu coração, saberes que...

o presidente tem previsto receber prémios equivalentes aos dos jogadores de sueca, sendo que os bónus dependem das conquistas da equipa de que o título de campeão nacional será o mais significativo. Para além do salário fixo de 10500 mocas, Baldrocas recebeu na época passada cerca de 35751mocas e mais uns pozinhos  em variáveis, valor que também foi recebido por outros membros da direcção da Sociedade em Comandita Portuguesa.

... Não será pouco abonatório para um clube centenário como  o nosso estar exposto a notícias que afirmam...

A Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UECA advertiu o presidente  por críticas aos árbitros dos jogos frente ao F.C. S. Bento e Centro Cultural da Madragoa, da fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus de sueca. Depois da abertura de um inquérito, o órgão disciplinar da UECA considerou que Baldrocas Mete-Medo infringiu o artigo 11 do Regulamento da Disciplina pelos comentários que publicou nas redes sociais sobre a atuação dos árbitros que dirigiram os referidos jogos. A UECA aproveita esta oportunidade para repetir que o respeito é um princípio fundamental da sueca incluindo o respeito pelo jogo, pela sua integridade, diversidade, dignidade, saúde dos jogadores, regras, árbitro, adversário e adeptos.

Mali-Maqui tinha resposta pronta:

-- Mas ele logo veio justificar-se:

Em causa, comentários de pura ironia na minha página pessoal sobre as arbitragens do jogo contra o F.C. S. Bento e Centro Cultural da Madragoa.

-- E nao vês que isso revela enorme imaturidade, falta de respeito, infantilidade de quem esconde a mão depois de atirar a pedra? Frases patéticas como...

Foi o último jogo que fiz como presidente, e isso custa-me bastante. Está em causa uma questão de gratidão...

... Não as achas pungentes, resultantes da falsificação da dor, da comoção, do martírio, do sofrimento?

-- Essas fizeram-me rir, Ti Arnesto. Até tenho pena de não saber palavras bonitas como as suas.

-- Mas eu ajudo: escatolologia ( esta é das boas), Jesus a pregar convencido do fim próximo do mundo. Eis o Baldrocas que tanto veneras.

Mali-Maqui sentia que o tapete lhe fugia debaixo dos pés. Recorreu às profundezas da alma:

-- Mesmo que concordasse consigo, não fazia nada -- logo atalhou o líder da J.L.

Porém, o ancião, tinha-o bem fisgado:

-- E porquê? -- perguntou.

-- Ora, porque o Baldrocas "é dos nossos".

-- Mas "os nosos" não são os que defendem os nossos valores, aquilo em que individualmente acreditamos?

-- E é, o gajo tirou-nos da falência...

-- Tens a certeza? Sabes que quando tu deves um tostão ao banco, tu tens um problema; quando deves um milhão, o banco tem um problema?

Estás seguro que a actuação do Baldrocas não se limitou a renegociar a dívida, cingindo-se, em alguns casos, a simplesmente trocar de credores?

E quanto às VMOC? Em que condições foram negociadas?

-- Por amor de Deus, Ti Arnesto: VMOC?! Eu sou mais V'meca. Conheço-lhe os percursos todos a partir de Carnaxide...

-- Pois é... Crês ser impossível que um dia destes chegue aqui à Lapa alguém a dizer "Isto agora é meu!"?

-- Essa, nunca! Contra Tudo e Contra Todos.

 

Não perca amanhã o 10º e último episódio da blognovela:

"DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA".

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub