Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

Do Futebol

Blog de análise ao futebol: sério, irónico, crítico, construtivo, mas também intolerante para quem não tem princípios nem entende que a vida está muito para além dum pontapé numa bola.

A VIGÉSIMA-OITAVA JORNADA DO CAMPEONATO

OS GRANDES

 

porto.jpg

 

O Porto e o Sporting ganharam sem oposição que se visse, parecendo que as camisolas só por si bastaram para amedrontar adversários que pouco jogam e muito se postam à mercê da evolução dos resultados.

 

sportin.jpg

 

Saliente-se, no caso do Sporting, as ofertas dadas pelos jogadores boavisteiros, e os três golos "de encostar" marcados por Bas Dost, a fazer recordar Fernando Gomes. As arbitragens pareceram-me caseiras em ambos os jogos, o que não é novidade por aí além, quando em causa estão os chamados clubes grandes.

 

befica.jpg

 

Ao Benfica calhou jogar fora, o que oferece sempre maior grau de dificuldade. Jogou mal, jogou pouco o glorioso, porém, ganhou. O ciclo fora/casa ameaça agora o Porto na deslocação a Braga. Os portistas vão com a confiança em alta, coisa bem perigosa quando se joga em campo difícl, sobretudo contra um treinador que tem valor e pretende demonstar algo. Os benfiquistas vão ficar à espera da escorregadela do adversário, sabendo que, na semana seguinte, terão teste de tudo ou nada. 

 

OS ASSIM-ASSIM

 

marafona_etebo_braga_feirense_foto_jose_coelho_lus

 

Feirense e Braga pugnaram pela vitória no jogo mais bem disputado da jornada. Uma tentativa falhada de conversão de uma grande penalidade, ocorrida perto do final do jogo, impediu o resultado mais justo.

 

OS PEQUENOS

 

cadizestoril.jpg

 

Era de esperar. Os aflitos começam a espernear. O Nacional veio ganhar ao Estoril, relançando-se na corrida pela manutenção.

 

transferir.jpg

 

O Tondela perdeu em Guimarães e começa a ver as oportunidades a escassearem. Todavia, faltam seis jornadas para que tudo acabe, estão ainda dezoito pontos em disputa.

 

OS JOGADORES

 

Etebo_04.jpg

Etebo

O jovem nigeriano demonstra capacidades para outros voos. Desenvolto, encontra rapidamente soluções em cada momento do jogo. Parece que o Leicester, entre outros, poderá nele estar interessado. Não é plausível que a sua estada por terras lusas se prolongue para além desta época.

 

 

 

transferir (1).jpg

Edson Farias

O brasileiro teve, no final do jogo, uma das atitudes mais cobardes que observei num jogador de futebol. Envolvimento em picardias, agressões mútuas, vi muitas; aproveitar um abraço do adversário para lhe dar um murro, é imperdoável. Atletas assim não fazem falta ao futebol.

 

transferir (2).jpg

Samaris

Não gostou da evidente falta de fair-play dos jogadores do Moreirense, que, em pleno período de descontos finais, não devolveram uma bola propositadamente deitada fora para prestar assistência a Zivkovic. Se o desatino o levou a cometer falta perigosa, o pior veio depois, quando decidiu tocar a pavana a Diego Ivo. Não pode, não deve fazê-lo. Espera-o um castigo justo.

 

389021_med__20170215095350_federico_cartabia.jpg

Cartabia

O argentino, cuja peugada espanhola se observa em terras da Corunha e Valência, reforço de Inverno, aporta algo à equipa do ponto de vista técnico. Ontem valeu por um golo e uma ingenuidade que lhe podia ter saído cara. 

 

 

 

 

 

 

OS TREINADORES

 

hqdefault.jpg

 

Jorge Jesus

Depois de tanta pavonada do tipo: eu é que sei; eu sou "muita" bom; eu já cá ando há muitos anos; insinuou que "eles estão a trabalhar bem", referindo-se a Benfica e Porto. Como o nível dos jornalistas é medíocre, ninguém o questionou sobre o sentido da frase. O que quereria o "cérabro" dizer?

Valha-nos que as sentenças acerca do jogo com o Boavista não foram tão enigmáticas. Dentre aquelas, recolhi esta pérola:

-- Já há muito tempo que não tinha a alegria de ganhar com nota artística. Não demos hipóteses...

A sério? A jogar contra um paupérrimo Boavista... em casa?

 

img_770x433$2017_04_06_13_59_46_1247682.jpg

 

Jorge Simão

1) Tivemos aqui um jogo mais tranquilo e consistente.

Tivesse o penalty entrado e lá se ia a "tranquilidade".

2) Trabalhei muito para chegar aqui, para construir a minha carreira e não sou de desistir, sou de persistir. Sinto-me com todas as forças para lutar!

Vamos ter "caso". Salvador encontrou adversário para o período pós-eleitoral.

3) Pergunta:

Qual a posição de Simão num balneário donde, a curto prazo, sabe que será corrido, local em que circulam olhos e ouvidos do presidente?

 

abel_ferreira_foto_rr1816f9f2.jpg

 

Abel Ferreira

Tenho-o por homem esclarecido e inteligente (dos poucos que andam pelo futebol), algo que se notou quando, ainda atleta, ao serviço do Sporting, suplente de serviço, era indigitado a comparecer às conferências de imprensa para justificar os (muitos) maus momentos da equipa. Bruno de Carvalho pagou-lhe da forma "elegante" que todos sabemos. 

A pergunta que coloco é a de saber se Abel vai aceitar o "presente" que Salvador lhe estende? Aceito que na vida todos temos de fazer apostas, porém, do Coliseu à rocha Tarpeia vai um pulo. E Abel sabe-o bem.

 

OS DIRIGENTES

 

presidente-816x459.jpg

 

António Salvador

Abel Ferreira será o treinador dos guerreiros em 2017/2018, é a frase que anda colada à campanha do presidente do Braga. A ser verdade, várias questões se pôem:

-- Porque pagou 200 000 euros pela contatatação dum treinador em quem não confia?

-- Porque não teve a perspicácia de esperar pelo resultado de Alvalade, antes de remeter Abel de volta para a equipa B?

-- Porque levantar questão tão delicada nesta altura? Estará a eleição em perigo?

 

img_770x433$2016_09_06_16_34_45_1153422.jpg

 

Nuno Saraiva 

O director de comunicação do Sporting veio, qual virgem ofendida, reclamar acerca do lance perpetrado por Samaris. Não sabia que o clube leonino tivesse agora pretensões a polícia do mundo, e muito menos que os respectivos órgãos de responsabilidade na Liga e na Federação estejam á espera das queixinhas dos bufos dos grandes clubes. 

Duas questões

1) Na sexta-feira o menino Nuno estava com ó-ó e, por tal, não viu o lance de Edson Farias? Ou a cruzada do Sporting tem como único objectivo a Jerusalém das papoilas saltitantes?

2) Na semana passada o Nuninho estava de castigo por não ter comido a sopa, e não viu os pontapés sem bola nos adversários, agressões puras, obras-primas executadas por Alan Ruiz e William Carvalho?

 

COMENTADORES (1)

 

img_771x433$2017_04_06_22_16_45_1247991.jpg

 

Cartilha

Muito se falou na semana pretérita do conjunto de documentos que a empresa de Carlos Janela envia, enquanto prestadora de serviços do Benfica, aos seus comentadores televisivos. Rui Gomes da Silva confirmou-o; outros, não. Por mim, acharia inaceitável que alguém me viesse instruir o que quer que fosse sobre meus pensares. Porém, o assunto não é tão inócuo quanto o que parece. Comentadores há que são meras caixas de ressonância dos respectivos clubes. Atrever-me-ia a referir uma relação directa entre os gritos que dão e a submissão canina: quanto mais gritam...

Manuel Fernandes goelou, bradou, vociferou, clamou, berrou, esbravejou, invectivou, clamou, protestou contra uma senhora que no Expresso havia insinuado conivência bizarra de Bas Dost com os defesas do Boavista. Surpreendente é que o tenha feito depois de afirmar ter estado fora e nem sequer a notícias desportivas haver tido acesso. E para tal recorreu a notas que trazia escritas. E, insatisfeito, escabujou contra a cartilha do Janela, não conseguindo esconder a ninguém que acabara de declamar a partir de silabário emprestado.

E não há forma de o exterminar?

 

COMENTADORES (2)

 

mw-320.jpg

 

José Alberto Costa apareceu ontem no programa Play-off. Lufada de ar fresco, o ex-academista demonstrou que se pode conversar calmamente, expôr opiniões, ser inteligente. Eis o exemplo de que é possível fazer bons programas quando se convidam as pessoas certas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub